VAMOS FALAR DO HYGGE
- morphofarfalla
- Jan 15, 2021
- 3 min read
Updated: Mar 24, 2021
A palavra Hygge, que se pronuncia hue-gah, é de origem dinamarquesa. Surgiu escrita pela primeira vez em meados do século XIX. No entanto, só em 2016 começou a ser falado no mundo inteiro quando Meik Wiking, presidente do Happiness Research Institute, publicou o livro 'O livro do Hygge – O segredo dinamarquês para ser feliz'. Esta palavra, tal como a ‘saudade’ em português, não tem tradução nas outras línguas. Hygge é um conceito, um estilo de vida, uma filosofia de vida.
Hygge significa a criação de um ambiente minimalista, de bem-estar, de conforto, de segurança e de igualdade, que pode ser praticado em qualquer lugar e hora. Esta filosofia de vida requer que estejamos presentes no momento, que aproveitemos os pequenos prazeres da vida e que passemos tempo de qualidade com os que mais gostamos.
"Tem-se chamado de tudo ao conceito de hygge, desde «a arte de criar intimidade», «conforto da alma», «ausência de aborrecimentos», a «ter prazer com a presença de coisas apaziguantes», «convívio reconfortante» e, a minha favorita, «chocolate à luz das velas».” (Wiking, M. (2016) O livro do Hygge - O segredo dinamarquês para ser feliz. Zero a Oito) (Pág. 6)
Um momento hygge é por exemplo: beber um chá quentinho, em frente à lareira, a ouvir o estalar da lenha; estar com amigos/família a confecionar o jantar, enquanto se ouve boa música; ler um livro na varanda ou naquele canto da casa perfeito para a leitura; ou estar, apenas, em silêncio a apreciar o pôr-do-sol ou as estrelas. Criar um ambiente hygge não é difícil, nem necessita que gastemos dinheiro. O Hygge resume-se à ideia de fazer o bem a nós mesmos e aos outros, sem cobrar nada em troca.
Este estilo de vida potencializa a felicidade. O mundo atual em que vivemos, exige que sejamos saudáveis e produtivos, e essa pressão faz-nos, por vezes, perder o prazer das coisas que nos dão prazer. O poder do hygge é conseguirmos tirar 5 minutos, ou o tempo que desejarmos, do nosso dia para relaxarmos o corpo e a mente e, recarregar energias.
“Os dinamarqueses não são os únicos a ter hygge nem a identificar o conceito, e há expressões parecidas noutras línguas. Na Holanda chamam-lhe gezelligheid e na Alemanha fala-se de gemütlichkeit, a sensação de bem-estar baseada em boa comida e boa companhia, e no Canadá reconhece-se como hominess.” (Wiking, M. (2016) O livro do Hygge - O segredo dinamarquês para ser feliz. Zero a Oito) (Pág. 29 e 30)
O hygge promove uma atitude menos autocrítica, mais altruísta, e um sentido de união. Esta prática é uma das razões que faz dos dinamarqueses, um dos povos mais felizes do mundo. Segundo o livro, O livro do Hygge – O segredo dinamarquês para ser feliz, de Meik Wiking, o manifesto do hygge faz-se através de dez pontos:

Ambiente – através de velas, lareira e luz baixa.
Presença – estar presente, desliga o telemóvel. É o momento perfeito para conversar.
Prazer – yummy yummy for our tummy. Chocolates, café, bolos, guloseimas, ou como bom português, uma tábua de queijo da ilha, presunto do norte e um pão alentejano quentinho… ah e umas azeitonas. Fiquei com fome agora!
Igualdade – praticar o ‘nós’ e não o ‘eu’. Fazer algo em conjunto, como jogos, ver um filme do agrado de todos ou cozinhar.
Gratidão – agradecer pelo momento e desfrutar.
Harmonia – não é momento para nos gabarmos, ou para competições de quem tem mais ou fez mais. É um momento de paz e conforto, onde devemos dar valor às pessoas incríveis que temos junto de nós.
Conforto – vamos estar à vontade. Põe a roupa que o teu estado de espírito pede.
Tréguas – política e religião fica para outro dia. Hoje só se fala de coisas boas, como as memórias felizes.
Convívio – momento para reforçar os laços.
Refúgio – este é um lugar de paz e segurança.
Antes de ler o livro, já tinha alguns hábitos que podiam ser considerados hygge, mas não sabia que nome dar. Deste modo, recomendo a sua leitura, porque contem uma explicação mais detalhada deste conceito, bem como, várias dicas para, também vocês, poderem por em prática esta filosofia de vida na vossa vida.
É importante para mim manter este estilo de vida, porque ajuda-me, diariamente, a diminuir a ansiedade, o stress e a solidão. Permite-me, também, relaxar o corpo e a mente, ser mais criativa e reforçar os laços de amizade e familiares. Por fim, desafio-te a experimentares colocar um pouco de hygge na tua vida. E que tal começares hoje?
Escrito por: Adriana Lourenço
Comments