A IDADE DOS 20'S
- morphofarfalla
- Apr 14, 2021
- 2 min read
Updated: Apr 15, 2021
Ao longo da nossa vida vamos ouvindo que certas idades são marcantes e que representam uma mudança radical. Como exemplo dessas idades temos os 18, os 25, os 30, os 40 e etc. Neste momento encontro-me quase a meio dos vinte.
Quando chegamos aos 18 todos nos preparam para o que vai mudar, quando estamos quase a fazer os 30 também nos alertam para o que pode mudar. Mas ninguém nos preparada para a década dos 20. A década dos 20 é um misto de emoções. Enquanto com 18 anos, nós e a maior parte dos nossos amigos, encontramo-nos a estudar, nos 20 isto não acontece. Não há um padrão geral do tipo de dia-à-dia que os jovem-adultos com 23 ou 26 anos têm.
Quando fui trabalhar pela primeira vez, tinha 21 anos, e no meu núcleo de amigos era praticamente a única a fazê-lo. A maior parte estava a começar ou a terminar uma licenciatura, estava a iniciar o mestrado, ou já trabalhava. Havia até quem ficasse noivo/a ou estivesse a ser pai/mãe.
Admito que foi uma fase muito desafiante para mim. De repente estava a trabalhar, o que significava que estava oficialmente no ‘mundo dos adultos’. Perante isto, andei a 'bater mal da cabeça' e a colocar em questão se estava mesmo a fazer a coisa certa ou se não me tinha precipitado em começar já a trabalhar. Todos nós, eventualmente, quando entramos para o mercado de trabalho, pela primeira vez, acabamos por sofrer este choque de realidades. Mas torna-se mais difícil quando somos o único a fazê-lo.
Tudo isto fez-me pensar nesta década dos 20. É uma década onde não há uma idade específica para um dado acontecimento. Qualquer idade é uma idade. E andamos todos a ritmos diferentes.
Os 20’s acabam por ser uma fase muito desafiante a nível pessoal e a nível social. O facto estarmos todos a ritmos diferentes, faz com que não tenhamos a mesma disponibilidade, a mesma paciência e a mesma capacidade financeira para certas coisas. Logo, tudo isto obriga-nos a adaptarmo-nos uns aos outros e a termos uma maior compaixão para com o nosso amigo/a.
Contudo, os 20 também são das melhores fases da nossa vida. Temos um monte de coisas novas e diferentes a acontecer todos os dias e todos os anos. É uma fase de desafios e de novos começos. Ainda somos jovens, mas já somos adultos. E isto traz um misto de liberdade e de responsabilidade. E todos estes pequenos passos que vamos dando faz-nos amadurecer e perceber o que realmente é importante para nós e para a nossa vida. Eu encontro-me com 22, quase quase 23 anos, e pela minha experiência até agora, esta é uma das fases mais entusiasmantes da nossa vida.
Escrito por: Adriana Lourenço
Comments