top of page

O FRASCO DOS ‘MOMENTOS MAIS FELIZES DO ANO’

  • morphofarfalla
  • Mar 24, 2021
  • 2 min read

Desde pequenina que sou muito organizada e metódica. Sou aquele tipo de pessoa que guarda tudo em caixinhas, com separadores e com cores diferentes para cada tema. Sim, admito que por vezes possa ser um pouco exagerada, mas é a maneira de manter a minha mente equilibrada.


Desde pequena que, também, sou muito apegada às coisas que tenho e que me transmitem boas memórias. Lembro-me, perfeitamente, de quando tinha 7 anos chorar, porque o meu pai tinha vendido o carro dele, e para mim na altura o carro fazia ‘parte da família’.



Entretanto, à medida que fui crescendo comecei a racionalizar de forma saudável, este apego que tinha às coisas. Passei a dar mais valores aos momentos e às experiências e menos valor ao que é material. Foi então que comecei a ganhar o gosto pela fotografia. Fotografia amadora como é óbvio. Não tirei nenhum curso nem workshop. Tudo o que fazia e acontecia tirava pelo menos uma fotografia. O meu objetivo é, mais tarde, poder recordar estes momentos e acompanhar a evolução da minha vida.


Porém, sentia que a fotografia mostrava nitidamente o local, as pessoas e o acontecimento em si, mas não transmitia o que eu estava realmente a sentir no momento. Então, um pouco inspirada pelo Pinterest, decidi criar o frasco dos ‘Momentos Mais Felizes do Ano’. Eu sempre dei muita importância ao colecionamento de memórias felizes e este frasco foi um dos meios que adotei, há cerca de 5 anos.


O frasco dos ‘Momentos Mais Felizes do Ano’ consiste em, ao longo do ano, ir registando em papelinhos momentos que me tenham feito sentir amada, serena, grata, em paz e que me tenham feito rir. No fundo, são os momentos onde me senti feliz. Sempre que um desses momentos surge escrevo no pedacinho de papel o que aconteceu, a emoção que senti e a data.


Estes momentos de felicidade, não precisam de ser grandes feitos como, um pedido de casamento, o nascimento de um filho, a compra de uma casa ou o começo de um novo emprego. Podem ser pequenos acontecimentos como por exemplo ver pela primeira vez uma estrela cadente ou uma saída à noite com amigos que tenha sido incrível.


Durante o ano vou fazendo este registo, e no fim, antes de entrarmos no novo ano, sento-me num lugar sossegado e confortável, e leio cada papelinho, um a um. Faço-o com o intuito de fazer uma retrospetiva positiva do ano que tive para, desta forma, poder ganhar força e motivação para o novo que ai vem.


Tudo na vida tem duas faces da moeda, o lado bom e o lado mau. E cabe-nos a nós escolher qual destes lados queremos dar mais atenção ao longo da nossa vida. Este frasco dos ‘Momentos Mais Felizes do Ano’ ajudou-me a olhar para a vida de uma forma mais positiva e otimista. Sei que para haver um equilíbrio no universo coisas menos boas têm de acontecer. Contudo, eu escolho olhar para elas como um momento de aprendizagem e não como um momento de derrota. Porque tal como diz o provérbio português ‘Depois da tempestade vem a Bonança’. E sempre que a Bonança aparece é sem dúvida mais um papelinho no frasco.


Escrito por: Adriana Lourenço

Comments


© 2023 by Poise. Proudly Created with Wix.com

bottom of page